Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Na administração de sistemas, eu sempre me deparo com sistemas que precisam de um ou outro programa antigo para funcionar.

Confesso que não é comum para mim, mas acontece casos como este.

Então...


Instalando o SURY PHP pós descontinuação (EOL) no Debian 9


Não tem muito tempo, surgiu uma tarefa de instalar o PHP 7.4 em um Debian 9. Para o cliente não compensava, naquele momento, atualizar o sistema, então restou duas opções:

Compilar o PHP 7.4

  • Ultima versão.
  • Demanda tempo.

Usar um repositório

  • Versão mais antiga.
  • Instalação simplificada.

Ambos os casos tem seus prós e contras, e visto que não era uma maquina voltada para tarefas críticas, depois do aval do cliente, eu optei por usar o projeto Sury PHP.

Contudo, como sabemos, o Debian 9 atingiu o seu EOL (End Of Life), assim, o Sury PHP também descontinuou o suporte para esta versão. Restou então usar um espelho do Sury PHP.

O Debian 9, Stretch, se beneficiou do suporte de longo prazo (LTS - Long Term Support) até o final de Junho de 2022.

O espelho que eu usei encontra-se na França, e pode ser acessado no link debian.octopuce.fr/snapshots/sury-php. Fica aqui os meus agradecimentos ao pessoal da OCTOPUCE. 💕

Na lista de snapshots, eu escolhi a data de 2 de Julho de 2022 ( 20220702 ). Esta foi a ultima vez que o sistema de espelhamento viu o PHP para o Debian Stretch...


Também testei as snapshots de 2022070120220630! 👍

Como você já deve ter visto, ao acessar o snapshot desejado, encontramos as instruções de como usar...


... eu apenas adaptei os comando para minha situação...


#echo "deb https://debian.octopuce.fr/snapshots/sury-php/20220702/ stretch main" > /etc/apt/sources.list.d/sury-php.list
#apt update


E, com um apt-cache showpkg php7.4 podemos ver a versão do pacote e sua origem...


Provavelmente você vai receber um alerta de pacote não assinado ao tentar instalar. Neste caso, se você desejar, basta instalar a chave do repositório usando o arquivo apt.gpg que está na raiz do snapshot escolhido.

Vale lembra que a versão encontrada no espelho é a 7.4.30, e não há mais atualização via este repositório! Se for o caso, use a versão compilada; tem excelentes tutoriais na net. No site do PHP, até a  data desta postagem, a ultima versão era a 7.4.33 de 3 de Novembro de 2022.

É isto, PHP 7.4 instalado, sistema rodando, cliente feliz.


Paz a todos!


Bonus: Qual a versão padrão do PHP no Debian?


Cada Debian lançado tem uma versão específica do PHP. No Debian Stretch (9) temos o PHP 7.0, no Debian Buster (10) temos a 7.3 e no Debian Bullseye (11) temos a versão 7.4...


Para mais informações, acesse wiki.debian.org/PHP.

0 comentários:

Postar um comentário