Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

À alguns dias chegou às minhas mãos um celular com 8GB de armazenamento, e com 1 GB de RAM.

Não é o pior smartphone que eu já vi! Contudo, só o sistema estava consumindo metade do armazenamento.

Remova apps no LG-H520f com o ADB


Quando me deram o LG-H520f, a primeira coisa que me veio a mente foi: vou aprender algo novo com ele. eheheh

Tentei remover pelo próprio LG alguns programas pré-instalados, os tais bloatware, e o máximo que consegui fazer foi desativar alguns. Já outros nem permitiam a desativação...

Botão Desabilitar inativo

Esta dica não precisa de root, mas precisamos habilitar a Depuração USB. Para tal faça:

1 - Abra o aplicativo Ajustes
2 - No final da lista toque em Sobre o telefone
3 - Toque no item Informações sobre o software
4 - No item Número de montagem, toque umas 7 vezes seguidas

Pronto, após completar os toques, você deve ver uma mensagem avisando que você entrou no modo desenvolvedor.

5 - Retorne à tela inicial do app Ajustes
6 - Toque em Opções de desenvolvedor
7 - Aceite o Aviso Legal
8 - Maque a opção Depuração USB

Aqui eu irei usar a linha de comando no Ubuntu MATE 18.04, mas você pode usar o Android Debug Bridge em outro sistema operacional; veja os links abaixo:


A instalação do ADB no Ubuntu pode ser feita executando no terminal o comando:


$sudo apt-get install android-tools-adb


Com o ADB instalado, conecte o LG. Não sei se vai ser o seu caso, mas eu precisei usar o modo PTP para acessar a Depuração USB; veja:


Ao ativar o PTP, o LG mostrou a mensagem:

Meu PC solicitando acesso

Basta tocar em OK para permitir que o seu computador acesse a Depuração USB...

PC conectado

Listando apps com o ADB


No terminal vamos executar:


$adb shell pm list packages


Filtre a saída com o egrep se desejar. Por exemplo, eu queria remover o aplicativo de clima. Então eu executei:


$adb shell pm list packages | egrep weather
package:com.lge.sizechangable.weather.platform
package:com.lge.sizechangable.weather
package:com.lge.sizechangable.weather.theme.optimus


Encontrei 3 ocorrências!

Para remover os pacotes acima eu executei:


$adb shell pm uninstall --user 0 com.lge.sizechangable.weather.platform
Success



$adb shell pm uninstall --user 0 com.lge.sizechangable.weather
Success



$adb shell pm uninstall --user 0 com.lge.sizechangable.weather.theme.optimus
Success


O Success após o comando indica que tudo ocorreu como o esperado.

Veja um gif animado da tela do LG quando um dos comando é executado e o app é removido...

Observe o WeatherPlatform!

Listando apps desativados com o ADB


Como eu havia mencionado, eu desativei alguns apps. Se você fez o mesmo, você pode listar esses apps com o comando:


$adb shell pm list packages -d


ATENÇÃO!!!
Sei que não precisa dizer, mas não custa nada. Cuidado com o que você remove. Você pode até desativar o app, mas remover determinado app pode causa a falha ou mal funcionamento em outros.

Além do aplicativo de clima, eu removi os seguintes apps:

Google...
  • Chrome ( com.android.chrome )
  • YouTube ( com.google.android.youtube )
  • Hangouts ( com.google.android.talk )
  • Drive ( com.google.android.apps.docs )
  • Plus ( com.google.android.apps.plus )
  • Maps ( com.google.android.apps.maps )
  • Play Banca ( com.google.android.apps.magazines )
  • Play Filmes ( com.google.android.videos )
  • Play Games ( com.google.android.play.games )
  • Play Livros ( com.google.android.apps.books )
  • Play Música ( com.google.android.music )

LG...
  • Aplicativos Nacionais ( com.lge.appcatalog.v2 )
  • Adm. de arquivos ( com.lge.filemanager )

Se você estiver em duvida sobre o nome do app que você deseja remover, baixe e instale o App Info na Play Store. Com este aplicativo é possível ver exatamente o nome e outras informações de cada app instalado.

Depois da limpeza, o LG ficou assim:

Home
Todos os APPs

Boa limpeza. ^_^

Ah! Não esquece de desativar a Depuração USB depois que você fizer todo o processo.


Paz a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Valew manin, não sabia desse comando de mostrar apps desativados, desativando no celular fica muito melhor, desativando e depois listando no adb e só ctrl+c ctrl+v


Saudações,

Verdade, desativar no celular ajuda muito.

Obrigado pela visita. ^_^

Fica bem.


Postar um comentário