Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos



Saudações,

Recentemente eu migrei um site de um provedor de hospedagem para outro. E para minha surpresa descobri que o novo provedor estava usando o LiteSpeed Web Server.

Não fui eu quem indiquei a nova hospedagem. Fui contratado somente para migrar o site e e-mail. Eu acredito que o meu cliente nem atentou para este detalhe na hora do contrato; ainda bem por isto.

O conjunto LiteSpeed + WordPress + plugin LiteSpeed Cache tornaram o site deste cliente hiper rápido.

Linux Containers LXD com CyberPanel e OpenLiteSpeed


O LiteSpeed é um servidor pago, contudo exite o OpenLiteSpeed , uma versão Open Source, que não tem todas as funções da versão paga. Entretanto, a versão grátis não deixa nada a desejar. Acessando a tabela de comparação nós podemos ver que pouca coisa muda de uma versão para a outra. Note que as regra de reescrita ( rewrite rules ) do Apache são suportadas por ambas as versões! 😎

O OLS tem um painel web embutido. Este painel, como era de se esperar, visa somente a administração do(s) site(s). Mas como todo curioso Sysadmin, eu resolvi testar o CyberPanel; um painel de hospedagem completo.

Não deixe de ver meus posts sobre LXC/LXD; acesse dotjunior.com/2016/11/lxd-lxc-mate.html e dotjunior.com/2019/07/mate-com-lxd-e-lxc.html.

A instalação em LXD é super simples!

Inicie criando uma VM com base no CentOS 7...


$lxc launch images:centos/7/default CyberPanel


Confira a VM criada...


$lxc list CyberPanel


Acesse o shell da VM...


$lxc exec CyberPanel /bin/bash


Agora você está no prompt do CentOS, e nós precisamos fazer algumas coisas, como por exemplo:

Altere o localtime. Aqui eu usei o timezone de São Paulo...


#rm -Rf /etc/localtime && ln -s /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime


Para evitar a mensagem "Failed to set locale, defaulting to C" ao usar o YUM faça...


#export LANG=en_US.UTF-8; export LANGUAGE=en_US.UTF-8; export LC_COLLATE=C; export LC_CTYPE=en_US.UTF-8


Depois você pode configurar estes valores de maneira que eles "subam" com o sistema.

Atualize o CentOS...


#yum update


Feito isto, o CyberPanel já pode ser instalado usando o guia em cyberpanel.net/docs/installing-cyberpanel.

Ainda no shell da VM, execute...


#sh <(curl https://cyberpanel.net/install.sh || wget -O - https://cyberpanel.net/install.sh)


Responda as perguntas conforme a sua necessidade! Aqui eu fiz assim...

Na primeira tela digite 1 para instalar o CyberPanel...

1. Install CyberPanel.

Na segunda tela digite 1 para instalar o CyberPanel com o OpenLiteSpeed...

1. Install CyberPanel with OpenLiteSpeed.

Em "Please choose to use default admin password..." digite r para que o instalador crie uma senha aleatória...

[r]andom

Em "Replace JS/CSS files to JS Delivr?" digite y para sim.

Para "Install Memcached extension for PHP?" digite N para não.

Na pergunta "Install LiteSpeed Memcached?"  responda y para instalar o LSMCD.

Nas questões "Install Redis extension for PHP?" e "Install Redis?" digite y.

Aguarde a instalação. O tempo estimado de instalação varia de acordo com a velocidade de processamento e de sua internet.

Quando você ver a compilação do LiteSpeed Memcached ( lsmcd ) significa que a instalação não está muito longe de terminar.

Uma vez finalizada a instalação você verá uma tela tipo...

Instalado com sucesso.

Para a ultima pergunta ( Would you like to restart your server now? ) digite n; vamos reiniciar a VM depois.

Se em algum momento você acompanhou a instalação, você deve ter visto uma mensagem do tipo: "You are using pip version 8.1.2, however version 19.3.1 is available". Não se preocupe, caso você deseje, atualize o PIP com o comando...


#pip install --upgrade pip


Saia da VM com o comando...


#exit


Ao retornar no shell do host onde o LXD está instalado, reinicie a VM do CyberPanel, executando...


$lxc restart CyberPanel


Quando o reboot for concluído você pode logar outra vez na VM, ou acessar o painel...

Meu primeiro login!

Eu adicionei um site, depois usei o proprio painel para adicionar um WordPress com o plugin LiteSpeed Cache for WordPress para efetuar alguns testes; veja:

Acessível somente na minha rede interna!

WP + LSCache usando o One-Click Install

Importando conteúdo via painel do tema.

Até o momento da finalização deste post os testes estão me deixando feliz! 😄

Caso você queira, o código fonte do CyberPanel está disponível em github.com/usmannasir/cyberpanel.

Agora é com você.


Paz a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá excelente conteúdo!
Como fazer o conteinet ter acesso a internet por IPV6?


Saudações,

Veja se seu provedor de internet delegou IPv6 para sua conexão. Caso positivo, se você estiver usando o LXC através de uma ponte ( veja MATE com LXD e LXC ) o contêiner vai adquirir o IPv6 automaticamente.

Aqui em casa, em meu ambiente de teste, o LXC pega o IPv6 do meu provedor assim que o container inicia; acesse... LXD + CyberPanel + OLS + IPv6


Obrigado pela visita.


Postar um comentário