Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Recentemente eu peguei um serviço de migração de um site com um grande volume de dados, e algumas limitações da hospedagem não deixavam que eu criasse um backup dos arquivos.

Em contato com o provedor de hospedagem eu fui informado sobre limites da hospedagem compartilhada, e que o PHP inevitavelmente iria parar em algum momento da execução do backup.

O que fazer então? Não é culpa do WordPress e seus plugins, e também não é culpa do provedor de hospedagem.

Migrando um grande site WordPress com o plugin Duplicator e FTP


Diante do cenário, uma idea veio a minha mente, e eu efetuei o seguinte processo...

Acessei o Dashboard do WordPress, e com o Duplicator eu efetuei o backup somente do banco de dados MySQL...




Feito o backup do SQL, eu baixei o installer.php e o arquivo .zip! ^_^

Agora os mais de 6GB de arquivos é moleza via fibra ótica! Baixei e enviei tudo via FTP. Foi só o tempo de fazer e tomar um café.

Continuando...

Na nova hospedagem, agora um VPS dedicado, eu renomeei o wp-config.php para wp-config_alguma-coisa.php; assim ele não conflita com o Duplicator na hora da restauração. Também renomeie o .htaccess para evitar algum possível conflito.

Lembre-se que deste ponto em diante os arquivos do site, o installer.php e o backup .zip do SQL já estão no novo local; veja...


Depois via navegador, acessei o installer.php...


Fui para a etapa de validação do novo banco de dados MySQL...


Avancei com a atualização dos dados...


E cheguei na etapa final...


Hora da verdade! Funcionou? Sim sim. ^_^

Depois de acessar o painel do WordPress a mensagem do Duplicator já confirmava a migração com sucesso...


Agora mais um clique para remover os arquivos de instalação...


Feito! O site e seus mais de 6GB de arquivos foi migrado com sucesso.


Paz a todos!


Epílogo


Eu tentei usar outros plugins de migração no host antigo, mas o PHP em certo ponto do processo falhava por falta de recursos.

O cliente tinha um contrato com X recursos e o provedor estava fornecendo exatamente o que foi contratado.

Como o cliente já ia mudar de local, eu achei desnecessário um novo contrato para aumentar os recursos.

Foi assim que eu cheguei no processo de backup descrito acima.

Fica aqui os meus agradecimentos aos plugins de backup e em especial ao Duplicator que cumpre exatamente o que promete.

Para saber mais sobre o Duplicator, acesse:


Fora a versão gratuita que pode ser instalada diretamente do painel do WordPress, os DEVs também tem uma versão paga, o Duplicator Pro, que te permite usar serviços como o Google Drive, AWS S3, FTP e outros para que você possa salvar os seus backups na nuvem.

Acesse snapcreek.com/duplicator/comparison para ver a tabela comparativas entre as versões...


Olhando assim você pode até achar que a versão free não resolve nada. Mas eu te garanto: ela funciona como mágica.

Ah!!! Se você usa algum plugin de segurança tipo o incrível WordFence, desative-o antes de efetuar o backup do banco de dados. Depois, na nova hospedagem, após restaurar o backup, basta você reativa-lo novamente. 😉

0 comentários:

Postar um comentário