Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos

 
Saudações,

Confesso que tenho este post em mente deste a data de lançamento do Ubuntu 20.04.

Quando a ultima LTS saiu, eu tratei de atualizar logo os meus sistemas que rodavam o 18.04. Contudo um notebook, antigo, ficou para trás. =(

Como eu sou do tipo que reaproveito mesmo, querendo deixar tudo mais "moderno", eu instalei o Debian testing no meu notebook 32 bit.

Debian testing 32 bit com MATE


Eu até pensei em aproveitar mais um pouco o Ubuntu 18.04. Entretanto eu não tinha nada a perder em instalar este velho conhecido meu na área dos servidores.

Na ocasião, entre Abril/Maio de 2020, eu baixei a ISO da versão testing de nome Bullseye em cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware.

Sim, eu optei pela ISO Non-free Firmware pela comodidade dos drivers extras.


Logo no inicio, a tela de boot do CD ficada piscando em certa parte do boot, mas, nada que uma ou duas diretivas de boot não resolvesse.

Depois de instalado, excerto pelo audio, tudo funcionou como esperado. Mas não é bem um problema do Debian. Esta placa de audio vez ou outra "dar trabalho" até no Windows. Mas, eu resolvi o caso usando o mixer do projeto PulseAudio.

Veja algumas telas da minha instalação...

Sobre o MATE

Gerenciador de arquivos Caja


Navegador web Vivaldi

O sistema está funcionando a mais de seis meses, e sem nem uma quebra de pacote. E olha que a minha sources.list está assim...

Apt Sources

Como você pode ver, basicamente o que tenho hoje é um Debian quase rolling release! 😁 Vamos ver até onde isto vai. 😅

Eu uso este notebook pouquíssimo, umas 5 ou 6 horas por semana. Apenas para ler textos, ouvir uma ou outra musica, etc. Então se o sistema quebrar eu não terei nem uma dor de cabeça!

Ah... e se você é do tipo "vida louca", acesse o post Debian releases - stable, testing, unstable do site rabexc.org. No post, na seção Choosing one, or mixing them all, você encontra uma maneira de mixar vários release. 🙈🙉🙊

Confira abaixo um vídeo mostrando uma visão geral do sistema...

Musica: Daylight - Aerocity - ( CC BY 3.0 )

O tema está personalizado com Bluebird nos controle e nas bordas das janelas, os ícones são do projeto Papirus (Light) e o ponteiro do mouse é o MATE (Black). Todos instalados usando o gerenciador de pacotes Synaptic. 😉


Paz a todos!


Atualização - 21 de Setembro de 2021

Em 14 de Agosto de 2021 o Debain bullseye deixou de ser a versão testing do sistema. Hoje, quase um mês depois eu tive tempo para fazer a tão sonhada atualização de transição do bullseye para o bookworm...

Seguindo o manual do Debian eu fiz uma atualização minima com o comando...

$ sudo apt upgrade --without-new-pkgs

Depois fui para a atualização completa...

$ sudo apt full-upgrade

Aparentemente ocorreu tudo como o esperado. Sem conflito, quebras de pacotes, etc.

Depois de reiniciado o sistema... 😻😻😻... bem-vindo Debian bookworm...


Musica: It's Always Too Late to Start Over - Chris Zabriskie - (CC BY 3.0)


0 comentários:

Postar um comentário