Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Confesso que não queria fazer este post, pois isto está mais para um "registro curioso" do que um tutorial ou dica.

Mas, eu fui surpreendido por uma coincidência, e esta me deixou inquieto... eu precisava documentar isto.

Há alguns anos, eu precisei virtualizar um sistema, e na ocasião eu enfrentei um problema parecido... o auto ajuste do vídeo à janela não funcionava!

KVM com Windows 10 e SPICE Guest Tools


Eu já havia usado o KVM via linha de comando umas poucas vezes. Contudo, sempre dava preferencia para outro sistema de virtualização. Nada contra o KVM, apenas estava acostumado com uma outra ferramenta!

Contudo nada como testar algo novo. Assim decidi usar o conjunto KVM com Virtio.

Eu não vou me focar na instalação pois é algo parecido como uso do VMWare ou do VirtualBox. Faça uma pesquisa por kvm windows 10 virt-manager que você irá encontrar bastante documentação.

Basicamente os passos que eu segui foram:

1 - Baixei a ISO do Windows 10 direto do site da Microsoft em microsoft.com/pt-br/software-download/windows10.

Se você tem uma imagem do tipo VMware, você pode converter e usar-la; acesse linux-kvm.org/page/How_To_Migrate_From_Vmware_To_KVM.

2 - Fiz uma pesquisa pelos pelos termos KVM Virtio no DuckDuckGo.
2.1 - Li o item Creating Windows virtual machines using virtIO drivers no fedoraproject.org.
2.2 - Baixei a versão estável do virtio-win.iso.

Acesse linux-kvm.org/page/Management_Tools e escolha uma ferramenta de gerenciamento!

3 - Escolhi o Virtual Machine Manager ( virt-manager ) para gerenciar a VM.
3.1 - Configurei o Disco e a Placa de Rede para usar o Virtio.
3.2 - Na configuração do disco, no Cache Modes, eu optei por configurar-lo como: cache = none.

Uma vez instalado o Windows, e dentro da maquina virtual, vamos ao famigerado Auto resize VM with window.

4 - Acessei o link spice-space.org/download.html#windows-binaries com o MS Edge.
4.1 - Baixei o Windows guest tools - spice-guest-toolsspice-guest-tools-latest.exe ) e instalei.

Pronto! ^_^

Veja um condensado da instalação do Windows, e um antes de depois da instalação do spice-guest-tools...

CREATIVE MINDS | ROYALTY FREE MUSIC | www.bensound.com


Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário