Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

À um semana atrás um amigo meu me deu uma multifuncional com bastante tinta para recarga. Neste momento a imaginação "correu solta"!

Uma das coisas que me veio a mente foi:
Como faço para fatiar uma imagem, de forma que cada fatia seja impressa em um folha separada?

Entre outras palavras... como eu pego uma imagem e transformo em um cartaz; um pôster?

PosteRazor: Faça seu próprio pôster no Linux!


Em uma pesquisa rápida no SourceForge, não demorou muito para encontrar o PostRazor, um programa simples e eficiente que faz exatamente o que eu preciso.

O PosteRazor, segundo o próprio autor, corta uma imagem (tipo raster) em pedaços que depois podem ser impressos e montados em um pôster.

A instalação do programa pode ser feita em Windows, MacOSX e Linux. No Ubuntu, por exemplo, ele pode ser instalado com o comando:


$sudo apt install posterazor
 

Depois de instalado ele estará disponível no menu de aplicativos na sua interface gráfica. Aqui no MATE ele encontra-se em Aplicativos -> Gráficos -> PosteRazor; veja:


Para testar o programa, eu criei um cartaz no LibreOffice Write...


Em seguida eu exportei a imagem como JPG...


Com 300 DPI de resolução...


Você pode usar qualquer programa que tenha a opção de exportar como JPG.

O resultado da exportação foi uma imagem de pouco menos de 600 KB; veja:

Pôster teste criado no LibreOffice Write

Agora, com o PosteRazor aberto, clique no ícone amarelo para selecionar uma imagem:



Clique em Next, e na tela seguinte defina o formato do papel que será usado na impressão:


Eu deixei no formato A4 com a orientação Retrato (Portrait).

Clique em Next, e na tela "Define the image tile overlapping", defina "o quanto de uma imagem será impressa na outra". Isto ajuda na hora de cortar, alinhar e colar as parte do cartaz...


Eu deixei no padrão que é 1 CM.

Clicando em Next, e defina o tamanho final do pôster. Aqui eu configurei para que o meu cartaz seja impresso em duas folhas A4...


E para finalizar, clique em Next, e depois clique no botão "Save the poster" para salvar em PDF...


Feito isto, seu pôster já está devidamente fatiado e pronto para ser impresso.

Caso queira ver como ficou o meu resultado, clique aqui! Você será levado ao Google Drive.


Paz a todos!

Epílogo...


Dá um olhada no desfecho...

Depois de impresso fica visível a ação da opção "Image tile overlapping"...


E, uma "estiletada" depois já posso alinhar as partes...


Como eu estava apenas brincando, eu usei uma fita adesiva comum...




Mas, você pode usar um fita dupla face tipo...



Depois de unidas as partes... és a magna recompensa... eheheh... um cartaz com 38,3 CM de largura por 29,7 de altura:


😉


0 comentários:

Postar um comentário