Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


PRÓLOGO
Eu não vejo necessidade de um gerenciador de janelas em um servidor. Contudo, não veja isto como um desperdício de tempo, mas, como um desafio. Tome isto como uma oportunidade de aprender algo novo.

Saudações,

Estes é um daqueles momento "E se?". Sim! Aquele momento em que a curiosidade "bate à porta", e você se faz uma pergunta do tipo:

E se eu precisa-se, por algum motivo, de um gerenciador de janelas em um servidor, mas, que fosse acessível remotamente?

Bem, curiosidade lancada... dica à frente!

Servidor Ubuntu com JWM remoto via X2Go


Entre várias possibilidades, eu queria algo que ainda não tivesse testado.

Eu já conhecia o JWM por utilizar o Puppy Linux; mas nunca usei o JWM remotamente. E, já tinha ouvido falar do X2Go; contudo ainda não havia testado.

Segundo o site do X2Go, o mesmo, usa a tecnologia No Machine NX3 para a parte gráfica da sessão remota. E foi o uso desta tecnologia que me chamou a atenção.

Bem, a instalação dos pacotes é extremamente simples. Vamos começar adicionando o PPA do X2Go com o comando:


#apt-add-repository ppa:x2go/stable
 

Note que estamos como root em um servidor Ubuntu. No meu caso eu estou usando o 16.04 LTS.

Depois de adicionado o PPA, atualize as informações dos pacotes com o comando:


#apt update
 

Em seguida, instale o X2Go e o JWM executando:


#apt -y install x2goserver x2goserver-xsession jwm
 

Lembre-se que o X será acessado somente remotamente; ele não irá iniciar junto com o servidor!

Agora precisamos criar um script para "subir" a nossa sessão quando o cliente do X2Go for ativado. Para tal, crie no seu diretório de scripts, um arquivo de nome startx-jwm.bash; por exemplo:


#vim /scripts/startx-jwm.bash
 

Com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash

startx &

exec /usr/bin/jwm

Salve o startx-jwm.bash, e dê permissão de execução para ele...


#chmod +x /scripts/startx-jwm.bash
 

Feito isto, já podemos desconectar do servidor e acessar o nosso computador com o cliente do X2Go. O cliente pode ser instalado em Linux, Windows e no MAC OS X.

Aqui no Ubuntu MATE, ele fica localizado no menu Internet, veja:


Com o cliente aberto, nós precisamos adicionar uma sessão. Use a imagem abaixo como guia para configurar o acesso ao seu servidor...


No campo Command, você precisa colocar o caminho completo para o script que criamos, no meu caso ficou /scripts/startx-jwm.bash.

Bem, é isto. Agora você está habilitado a acessar remotamente o JWM do seu servidor!

Quer ver como ficou aqui?



Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário