Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Uma das coisas mais legais da computação é o compartilhamento da sua área de trabalho.

Acessar um PC remotamente, seja teste, trabalho, diversão, etc, é uma "mão na roda"!

Aqui em casa por exemplo, por ser um acesso via rede local, eu uso o bom e velho protocolo VNC.

Servidor Vino no MATE Desktop


Vino é o servidor VNC do Gnome para compartilhamento da área de trabalho.

Instalar e configura-lo no MATE Desktop é extremamente simples!

Usando o sudo, ou como root, instale o Vino com o comando:

# apt-get install vino

Uma vez instalado, como usuário comum,  execute o comando abaixo para configura-lo!

$ vino-preferences

Você verá uma tela como esta:


Assim como no GIF acima, faça:

1 - Marque a 1ª opção, "Allow other users to view your desktop";

2 - Marque a 4 ª opção, "Require the user to enter this password";

3 -  Digite uma senha para ser usada no acesso remoto.

Caso você queira que o acesso seja concluído sem a sua permissão, desmarque a opção "You must confirm each access to this machine". Pessoalmente eu não recomendo que você desative este item!

Efetuada a configuração, feche a tela do vino-preferences, e, como usuário comum, execute no terminal o servidor.

$ /usr/lib/vino/vino-server

Agora você pode usar qualquer cliente com suporte a VNC para acessar o seu computador. Eu estou usando o Remmina.

Veja abaixo... estou no meu PC com Gnome Shell, acessando o MATE Desktop do meu netbook!

Tela do netbook com MATE Desktop via VNC

A imagem do acesso remoto não está com problemas. Eu programei o cliente Remmina para gerar imagens de apenas 256 cores.

Caso você necessite que o servidor Vino inicie junto com o sistema, você pode colocar o comando /usr/lib/vino/vino-server nos Aplicativos de Inicialização...

Menu Startup Applications no MATE

Agora é só aproveitar toda a comodidade de uma acesso remoto!


Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário