Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Reaproveitar é preciso, e a "bola" da vez é um antigo Dell Latitude E5410, com 8GB de RAM e um i7 de comportamento... "interessante"!

O "interessante" fica por conta do processamento máximo; este fica em torno dos 1.4Ghz. 😅

Sim, é uma maquina antiga! Mas, eu sou assim: de olho no novo, e reaproveitando o antigo.


Dell Latitude E5410: contornando o CPU throttling


Instalei o Windows 10 Pro em dual boot com o Debian Testing. Contudo no primeiro uso eu achei o sistema lento. Vendo o Gerenciador de tarefas do Windows eu notei a CPU "travada".

Procurei na BIOS, mesmo depois de atualiza-la, mas não achei nem uma opção para desativar o estrangulamento da CPU.

Atenção, a responsabilidade é sua, cuidado para não "fritar" o seu processador!

Pesquisando, eu achei o ThrottleStop da TechPowerUp. Depois que instalei, e conferi os recursos do processador i7-640M, e, como é um equipamento "velho de guerra", eu deixei limitado em 2.66 Ghz...


No Debian Testing, entre outras opções, temos o cpupower-gui que pode ser instalado via APT. Contudo, para não perder o costume, eu optei por fazer a configuração via linha de comando.

Inicialmente eu conferi os recursos disponíveis e em uso...


$uname -a
Linux dell-e5410 6.10.6-amd64 #1 SMP PREEMPT_DYNAMIC Debian 6.10.6-1 (2024-08-19) x86_64 GNU/Linux

$cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_driver
acpi-cpufreq
...

$cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_available_governors
performance schedutil
...

$cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor
schedutil
...


Depois, para manusear a escala de frequência da CPU, eu instalei o linux-cpupower. Instalei também o cpufrequtils, i7z e stress para tornar a brincadeira mais divertida... 


$sudo apt install cpufrequtils linux-cpupower i7z stress


DICA:
Com o comando cpufreq-info é possível ver bastante informações sobre o processador! Use o egrep e o sort para filtrar a saída. ^_^

Agora é hora da magica! Com o comando cpupower podemos definir o governador e a frequência minima e máxima da CPU...


$sudo cpupower frequency-set -g ondemand
$sudo cpupower -c all frequency-set -d 1200MHz
$sudo cpupower -c all frequency-set -u 2660MHz


Os 3 comando acima, para mim, gerou a seguinte saída...


Neste ponto, com o uso do i7z e do stress, já podemos ver que o comportamento do processador mudou...


O i7z é uma ferramenta de relatório de CPUs i7 (e agora i3, i5). O stress executa um loop que calcula a raiz quadrada de um número aleatório para estressar a CPU.


Assim como no Windows, eu limitei a velocidade em 2660 Mhz. E mesmo estressando a CPU, a temperatura fica oscilando entre 62 e 64 graus célsius.

Ah... lembrando que as 3 modificações efetuadas não são permanentes, você precisa aplica-las novamente após o boot. Se for o caso, adicione os comando no crontab.


Paz a todos!


0 comentários:

Postar um comentário