Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Recentemente, ao iniciar uma atualização do Nextcloud, eu me deparei com a mensagem de índice ausente.

O erro não quebra o Nextcloud!

Estes indices que faltam parece ser algo referente a nova versão instalada.


Nextcloud: comando php occ e índices ausentes


Como sabemos, o Nextcloud não atualiza pulando versões. Tipo, não conseguimos saltar da versão 22 para a 24; obrigatoriamente precisamos passar pela versão 23.

Depois do processo de atualização da versão 23, quando a versão 24 carregou, eu me deparei com a seguinte tela...


Dois índices estavam faltando. O índice fs_parent e o direct_edit_timestamp

Então, seguindo a recomendação do alerta, eu acessei o shell com o usuário do cliente (usuário comum), e executei o comando php occ db:add-missing-indices.

Mas, para minha surpresa o comando retornou o erro abaixo...


An unhandled exception has been thrown:
Doctrine\DBAL\Exception: Failed to connect to the database: An exception occurred in the driver: could not find driver in .../public_html/lib/private/DB/Connection.php:139
Stack trace:
...


Eu achei estranho pois, na web, a função phpinfo retorna que o drive para o banco de dados está funcional! 😕

Alguns minutos depois foi que "caiu a ficha" que eu estava em um servidor que executa o CyberPanel com o OpenLiteSpeed! 😅 Esta dupla tem sua própria versão do PHP. 

CyberPanel only install LiteSpeed PHPs from LiteSpeed repos.


Só não sei por qual motivo o PHP-CLI do Ubuntu 20.04 está instalado. É somente o PHP-CLI base, não tem nem uma outra dependência instalada. Enfim, o foco é o Nextcloud.

Depois de ler a documentação do CyberPanel, eu executei /usr/local/lsws/lsphp74/bin/php occ db:add-missing-indices. E o comando foi executado com sucesso...


Ao retornar na tela de atualização do Nextcloud, a mensagem de alerta desapareceu...


Agora é só clicar para atualizar para a versão 25... "tô" nesta brincadeira deste a versão 22, eheheh... o atualizador "tá pensando"... sucesso...


Como visto na imagem acima, dois aplicativos foram desativados, mas para o cliente estas são funcionalidades irrelevantes.

E falando em funcionalidades, aqui a autenticação via IMAP parou de funcionar. Achou que seria fácil? Não jovem padawan! 😅 

Vendo na documentação, depois da versão 3.0, algo mudou na configuração da autenticação externa do usuário.

As of Version 3.0 this app uses namespace \OCA\UserExternal now. You MUST change your config to adopt to this change.


Foi só mudar a configuração do servidor IMAP no config.php para a autenticação voltar ao normal. 😉

Dando uma ultima conferida no painel de administração...


Tudo certo. Agora é só aproveitar o sistema. ^_^


Paz a todos!


0 comentários:

Postar um comentário