Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo!

         
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Tecnologia do Blogger.

    Boletim Informativo?

    * obrigatório

    Total de Acessos


    Saudações,

    Recentemente navegando na web, lendo, e me mantendo atualizado, eu notei que alguns usuários do painel de controle ISPConfig 3 estão relatando "problemas" ao fazer uma instalação Multisite no Wordpress.

    Eu percebi que o "problema" se resume a uma pequena confusão que os usuário, que estão vindo do CPanel, por exemplo, fazem com relação a criação dos sub-domínios no ISPConfig. Pois o ISPConfig agrupa os sites e sub-sites por cliente, enquanto o CPanel agrupa os sites e sub-sites por domínio.

    Parece confuso, mas, é somente uma questão de lógica dos programadores de cada painel. Vamos à dica que tudo vai ficar claro!

    Multisite no Wordpress com sub-domínios no ISPConfig 3


    Nesta dica eu não cobrirei a ativação do Multisite no Wordpress com sub-domínios, pois, a ativação deste recurso é igual para qualquer painel que tenha o conjunto Apache + PHP. O foco será somente a configuração do ISPConfig!

    Se você não sabe como ativar este recurso, acesse: https://www.google.com.br/#q=wordpress+multisite

    Como mencionei acima o que muda é somente a lógica dos programadores do painéis. Isto posto precisamos fazer o seguinte...

    No ISPConfig, como admin, clique na aba Cliente, depois clique no cliente que usará a função Multisite, e certifique-se que na aba Limites a opção "Wildcard subdomain available" esteja ativada. Veja:



    Mais informações sobre o Wildcard acesse:
    https://httpd.apache.org/docs/2.4/vhosts/name-based.html
    https://codex.wordpress.org/Configuring_Wildcard_Subdomains

    Agora vamos acessar o ISPConfig como se fossemos um usuário comum. Sim, podemos fazer como admin, mas, eu quero que você sinta-se como se fosse o seu cliente configurando o painel.

    Como usuário comum, clique na aba Sites, clique no site desejado e certifique-se que a opção "Auto-Subdomínio" esteja em "*.". Veja:



    ISPConfig 3 manual: a wildcard subdomain (*.) which means you can access the site with any subdomain that does not point to another web site.

    Agora estamos a meio caminho de terminar a configuração do ISPConfig.

    Ainda como usuário comum, clique na aba DNS, clique na zona do site em questão para edita-la, e na aba Registros, adicione o(s) registro(s) A desejado(s).

    Por exemplo, para esta dica eu criei 4 ponteiros tipo A:

    1 - bsd - este será o bsd.jnw.com.br;
    2 - linux - este será o linux.jnw.com.br;
    3 - osx - este será o osx.jnw.com.br;
    4 - windows - este será o windows.jnw.com.br.

    Veja:


    IMPORTANTE #1:
    Se você usa os serviços de empresas como a Digital Ocean ou a Linode, provavelmente você está gerenciando o seu DNS fora do ISPConfig. Sendo assim é preciso adicionar o(s) ponteiro(s) tipo A no painel de controle do seu prestador de serviço; por exemplo:

    Digital Ocean:
    Registro tipo A na Digital Ocean

    Linode:
    Registro tipo A na Linode

    IMPORTANTE #2:
    Note que eu NÃO adicionei nem um sub-domínio na aba Sites, opção Sub-domínios. Veja:



    Proto, feito isto, basta você prosseguir com a ativação do Multisite no Wordpress!

    Quer ver como ficou?


    Com exceção do jnw.com.br, não tente acessar os sub-domínios desta dica, pois estes existem apenas aqui no meu ambiente virtualizado.


    Paz a todos!

    0 comentários:

    Postar um comentário