Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Ontem após uma atualização automática do Software Update, antes conhecido como Update Manager, aconteceu algo no Ubuntu 12.10 que, eu confesso, me surpreendeu.

Depois de atualizado, o sistema solicitou o reinicio para completar a tarefa. Até aqui, sem mistério!

Contudo, quando o sistema retorna e carrega o Gnome-Shell, o gerenciador de janelas não iniciou.
Tudo que se podia ver era o papel de parede e os únicos três ícones que eu tenho na areá de trabalho.

Veja:



Esperei uns 2 minutos para vê o que acontecia... e logo começaram a aparecer menagens relatando falha no sistema e solicitações para enviar relatórios à equipe do Ubuntu.

Eu, como de costume, acesse um terminal com o Ctrl+Alt+F1 e comecei a procurar por falha usando o dmesg e analisando os logs do sistema.

A principio eu pensei que a falha tivesse sido causada pela atualização do Ubuntu-Tweak. Mas, o problema estava no pacote gnome-screensaverEu não tenho este pacote instalado!

Eu explico:
É algo pessoal, sempre gostei mais do XScreenSaver, e, após a instalação de um Ubuntu eu removo completamente o gnome-screensaver e instalo o XScreenSaver.

Eu nunca havia tido problemas efetuando o processo acima, visto que o gnome-screensaver nunca se mostrou uma dependência essencial para o Gnome-Shell. Bem, pelo menos até agora!

Enfim, na tentativa de reconfigurar o sistema, eu executei vários comandos... xset, gconftool-2, gsettings... li paginas de manuais com o man, fiz algumas orações ao santo Google, eeheheh, criei scripts bash e nada corrigia a falha.
Então, reinstalei o gnome-screensaver e o sistema voltou a funcionar!

Bom, então o problema está resolvido, certo?

NÃO!

Sim, explico:
A proteção de tela não obedecia a programas como o VLC e outros do tipo.
Ela sempre ativava, mesmo quando o vídeo estava sendo exibido!

E AGORA?
Agora é hora de rimos com a simplicidade com que eu resolvi o problema.

Gnome-shell com XScreenSaver falha apos atualização

Usando o sudo ou acendendo ao sistema como root, faça:

#apt-get remove --purge gnome-screensaver

Certifique-se de você já instalou o XScreenSaver, então faça:

#ln -s /usr/bin/xscreensaver /usr/bin/gnome-screensaver

#ln -s /usr/bin/xscreensaver-command /usr/bin/gnome-screensaver-command

Pronto, reinicie o sistema se preciso, e comece a rir muito!

Tudo agora está funcionando e a proteção de tela está respeitando os players de videos.



IMPORTANTE:
Eu não sei a real causa da falha. Ainda não parei para analisar minuciosamente o problema.
Não procurei sobre o assunto no Gnome Dev Center, e, consequentemente não relatei nada a equipe do Gnome.


Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário