Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

Você tem um ou vários nobreaks APC modelo UPS? Então este post pode lhe ser útil!

Desde que passei a utilizar um nobreak APC, modelo BackUPS ES 600, eu tenho feito uso do projeto APC UPS Daemon (http://www.apcupsd.com/) para configurar e monitorar o mesmo.

Por fazer parte do projeto citado, eu também utilizava o multimon.cgi e o upsstats.cgi para acompanhar o trabalho do nobreak.

Este dois últimos scripts, por serem CGIs, nós temos o "inconveniente" de ter que instalar um servidor web para utilizá-los.

Monitorando o seu nobreak APC UPS.


Há algumas semanas atrás, eu fiz uma procura nos pacotes do Ubuntu e encontrei o programa Gapcmon, veja:

#apt-cache search apc

...
gapcmon - APC UPS Power Management (GUI)

Após este resultado, eu efetuei uma outra pesquisa, e encontrei o site do projeto em:

http://gapcmon.sourceforge.net/

Li rapidamente sobre o Gapcmon, e achei interessante o fato dele ser construído em cima do Gtk2/Glib2; não dependendo de um servidor web.

Para instalar o programa em Debian-like, execute:

#apt-get install apcupsd gapcmon

ATUALIZAÇÃO - 20 de Outubro de 2012
Eu acabei de instalar o GNU Linux Ubuntu 12.10, e não encontrei o Gapcmon no formato .deb para instalação.
Se você pretender usar ou já utiliza o Ubuntu 12.10, e deseja ter o Gapcmon instalado, é preciso que você baixe, compile e instale o programa manualmente. Para tal, será necessário satisfazer as dependências:
gtk+-2.0 >= 2.4.0 glib-2.0 gthread-2.0 gconf-2.0
O comando abaixo resolve o "problema" acima:
#apt-get install libgtk-3-dev libgtk2.0-dev libglib2.0-dev liblogthread-dev libgconf2-dev
Agora, compile e instale o programa... eu acabei de faze-lo e o Gapcmon está funcionando perfeitamente. 7=]

Após a instalação o daemon, apcupsd, vem desabilitado, pois espera a nossa intervenção no arquivo /etc/apcupsd/apcupsd.conf. Vamos configurá-lo! Abra o arquivo:

#vi /etc/apcupsd/apcupsd.conf

No meu caso eu tenho a seguinte configuração:

A primeira diretiva faz menção do nome do seu UPS, 8 caracteres no máximo:

UPSNAME  Back-UPS

... o modelo do UPS:

UPSCABLE usb

... qual o tipo de conexão utilizada entre o seu computador e o UPS. Para mim, o tipo é usb e o device fica em branco para auto detecção:

UPSTYPE usb
DEVICE

... o intervalo em segundo para checar o status do seu UPS:

POLLTIME 60

Agora, estas diretivas variam um pouco de usuário para usuário. Pois elas dizem respeito a como seu nobreak vai reagir mediante um falta de força.
Para meu ambiente de trabalho eu tenho a configuração abaixo e ela tem me atendido com satisfação!

Tempo em segundos que o UPS levará para tomar uma decisão após a falta de força:

ONBATTERYDELAY 6

Nota do desenvolvedor:
As diretivas BATTERYLEVEL, MINUTES e TIMEOUT trabalham em conjunto.

Desligue o pc quando o nível da bateria estiver em (porcentagem[%]):

BATTERYLEVEL 55

... desligue o pc quando o tempo restante estiver em (minutos):

MINUTES 15

... deligue o pc quando a falta de força tiver atingido (em segundos):

TIMEOUT 120

Como eu havia mencionado, estas 3 diretivas variam de usuário. Aqui é levado em conta, a carga do seu nobreak, o estado da sua bateria, etc. Estude o seu ambiente e faça a configuração adequada para você.

Para usar o Gapcmon, certifique-se que o apcupsd está com o NIS ativado:

NETSERVER on
NISIP 127.0.0.1
NISPORT 3551
EVENTSFILE /var/log/apcupsd.events
EVENTSFILEMAX 10

... data da instalação da bateria:

BATTDATE 09/02/11

... sensibilidade do UPS na detecção e passagem da força para a bateria:

SENSITIVITY M

Recomendo, assim como o fabricante, que você deixe em M, para sensibilidade média.

A "grosso modo" temos:

Em L ( LOW ), o nobreak pode demorá para transferir para bateria.
Em H ( High ), o nobreak pode ficar comutando da força para bateria "o tempo todo".

Verifique a sua rede elétrica e o manual do seu APCUPS para modicar a diretiva SENSITIVITY.

Prosseguindo, temos o estado do alarme sonoro, o beep. Para mim eu deixei a configuração... soe o beep após a falta de força + 30 segundo:

BEEPSTATE T

E por fim, o auto teste do nobreak (em horas):

SELFTEST 336

Finalizada a configuração, salve o arquivo. Depois ative o apcupsd editando o arquivo /etc/default/apcupsd.

#vi /etc/default/apcupsd

Coloque a diretiva ISCONFIGURED como abaixo:

ISCONFIGURED=yes

Salve o arquivo e reinicie o daemon:

#/etc/init.d/apcupsd restart

Pronto, abra o seu Gapcmon, e, se preciso adicione o seu APCUPS para ser monitorado!



Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário