Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Ajudar com Bitcoin?

Por favor, envie 0.1 mBTC para: 3BAHQ4x4MAVh5TpzKzn9L7aYSawVCfkZK3

Quanto vale 0.1 mBTC? Clique aqui!

Muito obrigado! ^_^

Ajudar com Namecoin?

Por favor, envie 0.50 NMC para: NEn8AsmDwRik82cLGEPZfAcYNBVS9Dq7v5

Quanto vale 0.50 NMC? Clique aqui!

Muito obrigado! ^_^

Postagens Populares

Vem Comigo!

         
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Tecnologia do Blogger.

    Boletim Informativo?

    * obrigatório

    Total de Acessos

    Saudações,

    Você tem um ou vários nobreaks APC modelo UPS? Então este post pode lhe ser útil!

    Desde que passei a utilizar um nobreak APC, modelo BackUPS ES 600, eu tenho feito uso do projeto APC UPS Daemon (http://www.apcupsd.com/) para configurar e monitorar o mesmo.

    Por fazer parte do projeto citado, eu também utilizava o multimon.cgi e o upsstats.cgi para acompanhar o trabalho do nobreak.

    Este dois últimos scripts, por serem CGIs, nós temos o "inconveniente" de ter que instalar um servidor web para utilizá-los.

    Monitorando o seu nobreak APC UPS.


    Há algumas semanas atrás, eu fiz uma procura nos pacotes do Ubuntu e encontrei o programa Gapcmon, veja:

    #apt-cache search apc

    ...
    gapcmon - APC UPS Power Management (GUI)

    Após este resultado, eu efetuei uma outra pesquisa, e encontrei o site do projeto em:

    http://gapcmon.sourceforge.net/

    Li rapidamente sobre o Gapcmon, e achei interessante o fato dele ser construído em cima do Gtk2/Glib2; não dependendo de um servidor web.

    Para instalar o programa em Debian-like, execute:

    #apt-get install apcupsd gapcmon

    ATUALIZAÇÃO - 20 de Outubro de 2012
    Eu acabei de instalar o GNU Linux Ubuntu 12.10, e não encontrei o Gapcmon no formato .deb para instalação.
    Se você pretender usar ou já utiliza o Ubuntu 12.10, e deseja ter o Gapcmon instalado, é preciso que você baixe, compile e instale o programa manualmente. Para tal, será necessário satisfazer as dependências:
    gtk+-2.0 >= 2.4.0 glib-2.0 gthread-2.0 gconf-2.0
    O comando abaixo resolve o "problema" acima:
    #apt-get install libgtk-3-dev libgtk2.0-dev libglib2.0-dev liblogthread-dev libgconf2-dev
    Agora, compile e instale o programa... eu acabei de faze-lo e o Gapcmon está funcionando perfeitamente. 7=]

    Após a instalação o daemon, apcupsd, vem desabilitado, pois espera a nossa intervenção no arquivo /etc/apcupsd/apcupsd.conf. Vamos configurá-lo! Abra o arquivo:

    #vi /etc/apcupsd/apcupsd.conf

    No meu caso eu tenho a seguinte configuração:

    A primeira diretiva faz menção do nome do seu UPS, 8 caracteres no máximo:

    UPSNAME  Back-UPS

    ... o modelo do UPS:

    UPSCABLE usb

    ... qual o tipo de conexão utilizada entre o seu computador e o UPS. Para mim, o tipo é usb e o device fica em branco para auto detecção:

    UPSTYPE usb
    DEVICE

    ... o intervalo em segundo para checar o status do seu UPS:

    POLLTIME 60

    Agora, estas diretivas variam um pouco de usuário para usuário. Pois elas dizem respeito a como seu nobreak vai reagir mediante um falta de força.
    Para meu ambiente de trabalho eu tenho a configuração abaixo e ela tem me atendido com satisfação!

    Tempo em segundos que o UPS levará para tomar uma decisão após a falta de força:

    ONBATTERYDELAY 6

    Nota do desenvolvedor:
    As diretivas BATTERYLEVEL, MINUTES e TIMEOUT trabalham em conjunto.

    Desligue o pc quando o nível da bateria estiver em (porcentagem[%]):

    BATTERYLEVEL 55

    ... desligue o pc quando o tempo restante estiver em (minutos):

    MINUTES 15

    ... deligue o pc quando a falta de força tiver atingido (em segundos):

    TIMEOUT 120

    Como eu havia mencionado, estas 3 diretivas variam de usuário. Aqui é levado em conta, a carga do seu nobreak, o estado da sua bateria, etc. Estude o seu ambiente e faça a configuração adequada para você.

    Para usar o Gapcmon, certifique-se que o apcupsd está com o NIS ativado:

    NETSERVER on
    NISIP 127.0.0.1
    NISPORT 3551
    EVENTSFILE /var/log/apcupsd.events
    EVENTSFILEMAX 10

    ... data da instalação da bateria:

    BATTDATE 09/02/11

    ... sensibilidade do UPS na detecção e passagem da força para a bateria:

    SENSITIVITY M

    Recomendo, assim como o fabricante, que você deixe em M, para sensibilidade média.

    A "grosso modo" temos:

    Em L ( LOW ), o nobreak pode demorá para transferir para bateria.
    Em H ( High ), o nobreak pode ficar comutando da força para bateria "o tempo todo".

    Verifique a sua rede elétrica e o manual do seu APCUPS para modicar a diretiva SENSITIVITY.

    Prosseguindo, temos o estado do alarme sonoro, o beep. Para mim eu deixei a configuração... soe o beep após a falta de força + 30 segundo:

    BEEPSTATE T

    E por fim, o auto teste do nobreak (em horas):

    SELFTEST 336

    Finalizada a configuração, salve o arquivo. Depois ative o apcupsd editando o arquivo /etc/default/apcupsd.

    #vi /etc/default/apcupsd

    Coloque a diretiva ISCONFIGURED como abaixo:

    ISCONFIGURED=yes

    Salve o arquivo e reinicie o daemon:

    #/etc/init.d/apcupsd restart

    Pronto, abra o seu Gapcmon, e, se preciso adicione o seu APCUPS para ser monitorado!



    Paz a todos!

    0 comentários:

    Postar um comentário