Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos



Saudações,

Certamente é do conhecimento de todos muitos, que o Apache é um excelente servidor web.

Integrando o php ao Apache já é o suficiente para criar sites "matadores"!

Mas, que tal pegar este motor, o Apache, e darmos uma turbinada?

Ativando o mod_perl no Apache.


Em Debian-Like o processo é simples.

Comece instalando o mod_perl:

#apt-get install libapache2-mod-perl2

Neste ponto o mod_perl já está ativado no sistema, mas não disponível para o uso.
Então vamos coloca-lo para trabalhar!

Segundo o site do mod_perl, a ativação pode ser feita utilizando a diretiva Location do Apache, veja:
http://perl.apache.org/docs/2.0/user/intro/start_fast.html#Registry_Scripts

Eu prefiro a diretiva Files.
Sendo assim, configuraremos o mod_perl da seguinte forma...

Crie um arquivo chamado perl.conf dentro do diretório /etc/apache2/mods-available/, tipo:

#vi /etc/apache2/mods-available/perl.conf

Dentro deste arquivo (perl.conf), adicione o seguinte conteúdo:

PerlRequire /meus-scripts/mod_perl.pl
PerlSwitches -T

<Files ~ "\.pl$">
 SetHandler perl-script
 PerlResponseHandler ModPerl::Registry
 PerlOptions +ParseHeaders
 Options +ExecCGI
 PerlSendHeader On
 Order allow,deny
 Allow from all
</Files>

Salve o arquivo e crie um link simbólico dele para o diretório /etc/apache2/mods-enabled.

#ln -s /etc/apache2/mods-available/perl.conf /etc/apache2/mods-enabled/

Esclarecendo a função das duas primeiras linhas do arquivo perl.conf:

PerlRequire /meus-scripts/mod_perl.pl - Um include do arquivo que carregará as libs da Perl.
PerlSwitches -T - Ativando/Disponibilizando o modo Taint para ser usado nos scripts perl.

Gosto muito do modo taint, pois ele te dá uma camada a mais de segurança:
http://perldoc.perl.org/perlsec.html#Taint-mode

Continuando ...

Aqui fica a seu critério...
Eu criei um diretório chamado meus-scripts na raiz do sistema:

#mkdir /meus-scripts
#chmod 500 /meus-scripts

Depois, dentro do diretório meus-scripts, eu criei um arquivo chamado mod_perl.pl:

#vi /meus-scripts/mod_perl.pl

Dentro deste arquivo (mod_perl.pl), adicione o seguinte conteúdo:

use lib qw(/usr/lib/perl5);

1;

Salve o arquivo e altere a sua permissão.

#chmod 555 /meus-scripts/mod_perl.pl

Agora vamos testar a nossa configuração!

O meu Document root  se encontra no /var/www ... então crie um arquivo de teste:

#vi teste.pl

Dentro deste arquivo (teste.pl), adicione o seguinte conteúdo:

#!/usr/bin/perl -wT

use strict;

my $key;
my $ENV;

print "Content-type: text/plain\n\n";

for $key (sort keys %ENV) {
 print "$key = $ENV{$key}\n";
}

exit;

1;

Altere o dono do arquivo para o Apache:

#chown 33:33 teste.pl

E, finalizando, vamos vê o resultado via navegador, acesse:

http://127.0.0.1/teste.pl



Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário